
ACIONAMENTO MONTE CRISTA – 20/06/2026
No dia 20 de junho, o GRM foi acionado para o resgate de um masculino de 53 anos retido por exaustão extrema e hipotermia na trilha do Monte Crista, em Garuva/SC. Sob o comando do SCO Eduardo Papp e apoio no plantão de Rosane Kather, a equipe coelho formada pelos resgatistas Vitor, Everton, Thalyta e Michel foi mobilizada. Devido à forte correnteza e cheia do Rio do Crista, a travessia por vau ficou inviável. O resgatista Odirlei Magri (Equipe Vertical), em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros Militar de Garuva, montou um sistema de transposição aérea (tirolesa), permitindo que os quatro resgatistas cruzassem o rio em segurança às 20h. A vítima foi localizada às 21h35min, momento em que a equipe realizou os procedimentos de atendimento imediato com avaliação clínica, controle térmico ativo e passivo para reverter a hipotermia, hidratação controlada e fornecimento de aporte nutricional rápido. Após ser estabilizado, ele foi extraído de volta pela tirolesa às 23h50min com apoio dos Bombeiros, sendo encaminhado de ambulância ao hospital. A operação foi encerrada com êxito total à 01h50min, após o retorno seguro de todos os membros às suas residências.
Att Diretoria
Siga, compartilhe e veja mais:
